Até 30 de novembro de 2024, o projeto MigraMediaActs aceita submissões para o congresso “Migrações e comunicação na era planetária: debates e ações”, que organiza entre 29 e 30 de abril de 2025, na Universidade do Minho, em Braga. As propostas serão revistas por pares e os resultados da avaliação serão enviados até ao dia 20 de janeiro de 2025.
Os resumos devem ser submetidos no formulário disponível no site do projeto. Valorizando a diversidade linguística e a diversidade de formas de comunicação, as propostas (de comunicações orais, painéis e intervenções artísticas) podem ser submetidas em português, inglês, espanhol ou francês, mas as sessões não terão tradução simultânea. O congresso terá sessões presenciais e online.
Partindo de abordagens inter e transdisciplinares, fomentando o diálogo entre diversas áreas do conhecimento e diferentes tipos de saberes, o principal objetivo deste congresso é debater a forma como os estudos da comunicação, da cultura e das migrações podem desafiar noções existentes de diáspora, identidades, culturas, nação, família, literacia, redes digitais, juventude, corpo, género, entre outras e contribuir para a construção de futuros mais justos e inclusivos. Propõe-se discutir as múltiplas dimensões da comunicação, da arte e do ativismo social, para compreender o seu papel na (re)configuração de espaços e poéticas relacionais e na promoção de uma escuta atenta. Num contexto planetário fragmentado, marcado por “crises” quotidianas, este congresso propõe questionar, repensar e reconstruir percursos comunitários através da comunicação.
São bem-vindas contribuições sobre os seguintes tópicos e outras questões no domínio da comunicação e das migrações:
– Migrações, descolonização do conhecimento e comunicação da ciência
– Comunicação intercultural e média
– Ativismos mnemónicos, artes e média
– Cultura mediática, processos de racialização e interseccionalidades
– Produções mediáticas e práticas artísticas de pessoas migrantes e racializadas
– Migrações, média e investigação-ação
– Migrações, ativismo mediático e mudança social
– Experiências de (im)mobilidade e suas mediações
– Migrações e ecotransição
– Comparações transnacionais das práticas dos média na comunicação das migrações
– Representações mediáticas das migrações
– Experiências mediadas de migração familiar
– Tecnologias digitais e governança das migrações e das fronteiras
– Desafios e inovações nas metodologias para os estudos da comunicação e das migrações
– Outros, não nomeados, mas que estejam relacionados com a temática
Mais informações disponíveis no site do projeto.