Chamada de trabalhos para IX Congresso Internacional para o Estudo da Mediação e do Conflito

Encontra-se aberta, até 1 de junho, a chamada de trabalhos para o IX Congresso Internacional para o Estudo da Mediação e do Conflito. O evento acontecerá entre os dias 16 e 18 de outubro de 2024, com o título “Mediação e Construção da Convivência e da Paz”.

O IX Congresso Internacional para o Estudo da Mediação e o Conflito realiza-se num tempo de grandes desafios enfrentados pelas sociedades, as organizações e as pessoas. A paz constitui um bem essencial a proteger encontrando-se ameaçada não só pelas guerras, mas também pelas violências, estrutural e simbólica, que denunciam situações de discriminação, exclusão, conflito, precariedade e fragilização das pessoas. O desenvolvimento da democracia, a afirmação da cidadania e a promoção da convivência continuam, por isso, a requerer metodologias de ação impulsionadoras dos valores que as alicerçam.

A mediação tem-se afirmado em diversos contextos sociais, potenciadora de diálogos construtivos, colaborações de mútuo ganho, resolução positiva de conflitos e empoderamento: seja no contexto da reforma da justiça tradicional, da gestão de conflitos nas organizações, na resolução pacífica e transformação dos conflitos inter-intranacionais; seja na promoção da convivência nas escolas e universidades, na proteção do superior interesse das crianças, na valorização da comunicação positiva intrafamiliar, no reconhecimento e inclusão de minorias e migrantes. Estas temáticas têm sido objeto de debate no seio de comunidades científicas e práticas comprometidas com o estudo dos conflitos e da mediação.

“Reimaginar os nossos futuros juntos”, sustentáveis e pacíficos, compartilhados e interdependentes, constitui um compromisso da UNESCO ao qual esta IX edição do congresso da Conferência de Universidades para o Estudo da Mediação e do Conflito (CUEMYC) se associa. Dando continuidade aos propósitos assumidos pela CUEMYC, no estudo dos conflitos, da mediação e de novas metodologias na construção da paz, este congresso privilegia quatro linhas prioritárias de reflexão e partilha:

– Mediação, democracia e convivência.

– Investigação e práticas para a gestão e resolução de conflitos.

– Iniciativas para o desenvolvimento da mediação e da paz.

– Pessoas mediadoras e outros atores na consolidação da paz.

Mais informações disponíveis no site do congresso.

[Publicado: 25-03-2024]