As XI Jornadas Doutorais, organizadas pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho, terão lugar nos dias 4 e 5 de dezembro de 2024, no campus de Gualtar, Braga. A comissão organizadora convida estudantes de doutoramento e investigadores/as recém-doutorados/as (até um ano) em Ciências da Comunicação, Estudos Culturais, Sociologia e Geografia a submeterem uma proposta que reflita sobre «A Ética na investigação em Ciências Sociais».
A sociedade tem vindo a atravessar inúmeros desafios e mudanças, decorrentes não só dos avanços tecnológicos, mas também das disrupções societais a que assistimos. A contínua expansão de novas tecnologias e de meios de comunicação, a consolidação das redes sociais e a emergência das ferramentas de inteligência artificial são condições que concorrem para a permanente renovação de rotinas pessoais, profissionais e científicas. Agravadas pelos efeitos da pandemia de Covid-19 e, a outro nível, dos conflitos armados que emergiram na presente década, estas dinâmicas de transformação sucedem-se a uma velocidade que frequentemente não é compatível com a consideração de desafios éticos e deontológicos. Tudo isto acontece em contextos sociais cada vez mais diversos, nos quais emergem novas subjetividades e categorias identitárias associadas à ampliação do espectro dos géneros e das sexualidades, por exemplo, que devemos explorar sob uma perspetiva interseccional. Por outro lado, também as desigualdades espaciais e sociais criam novos contextos, individuais e organizacionais, em que se desenvolvem estratégias de competição intensas.
Da economia à saúde, passando pela política ou pela educação, a complexidade das práticas quotidianas tem mobilizado para uma reflexão cada vez mais sensível ao compromisso ético com o outro. A própria atividade científica é hoje mais atenta à ética, quer enquanto objeto de investigação quer enquanto horizonte de atuação. Por essa razão, esta edição das Jornadas Doutorais do CECS aceita propostas de doutorandos que, a partir dos seus trabalhos de investigação, reflitam sobre um dos seguintes tópicos:
– Informação e ética (os fenómenos de desinformação; os direitos de imagem; a cobertura mediática e a representação de conflitos);
– Ética profissional;
– Desigualdades sociais, económicas e espaciais, diversidade cultural e direitos humanos;
– Inteligência artificial, criatividade e direitos de autor;
– Ciência e ética (posicionamento do/a investigador/a em relação aos objetos de estudo, às práticas de cuidado e às dimensões emocionais e do bem-estar; conflitos éticos baseados em questões de privacidade e anonimato; plágio; disseminação e compromisso com transferência do conhecimento);
– Outras questões éticas nas Ciências Sociais.
As XI Jornadas Doutorais visam fortalecer o trabalho de investigação desenvolvido no CECS ao nível do doutoramento, propiciando espaços de diálogo e de debate, onde os participantes possam recolher novos contributos para o seu projeto. Visam ainda possibilitar a troca de experiências e a avaliação crítica construtiva. As Jornadas são abertas à participação de todos, ainda que convidando em especial a comunidade académica ligada aos campos das Ciências Sociais que integram o CECS. Além dos estudantes, de quem se espera uma participação ativa e construtiva, contribuirão para o debate e escrutínio crítico investigadoras e investigadores do CECS com trabalho desenvolvido nas temáticas propostas, bem como os responsáveis pela orientação científica dos projetos de doutoramento e pós-doutoramento.
A cada comunicação serão atribuídos 15 minutos, com 10 minutos para discussão e comentários. Estão ainda previstos workshops de natureza prática sobre competências pessoais e profissionais relevantes para o processo de investigação.
Os resumos, entre 400 e 500 palavras, e 3 a 5 palavras-chave, assinados pelas/os estudantes e respetivos/as orientadores/as, deverão ser enviados em formato Word para jornadascecs@ics.uminho.pt até 4 de novembro. Devem incluir no corpo da mensagem eletrónica, mas não no resumo, dados relativos à identificação pessoal e filiação institucional da ou do proponente e orientador científico, bem como os respetivos endereços eletrónicos.
Todos os resumos serão submetidos à apreciação da comissão científica das jornadas e classificados de acordo com o mérito académico e a relevância face às temáticas e aos objetivos das mesmas. A comunicação de aceitação será feita até ao dia 15 de novembro.
Os textos das comunicações selecionadas, formatados segundo normas a divulgar em tempo oportuno, poderão ser publicados em atas ou nos espaços para isso definidos nas diferentes plataformas científicas do CECS.
Em paralelo, os/as participantes poderão ainda submeter uma proposta de trabalho de apresentação da relevância do seu trabalho (em formato flexível: poster, vídeo, guião de vídeo, podcast, aplicação digital/informática) para concorrer ao Prémio Impacto, que visa reconhecer a relevância social e/ou científica de um projeto de Doutoramento. Para além do suporte escrito, que será exposto durante os dias das Jornadas, as/os participantes deverão preparar um pitch de 2 minutos para apresentação ao Júri do prémio em momento próprio do programa.
Para qualquer esclarecimento adicional, contactar: ritaaraujo@ics.uminho.pt