Chamada de trabalhos para Training School: COMICSNeT – Climate, Outreach, Migration, Intersectionality, New Technologies in/through Comics Studies

O projeto de investigação iCOn-MICs ‘Investigation on Comics and Graphic Novels from the Iberian Cultural Area’ está a organizar uma Training School na Universidade do Minho, intitulada ‘COMICSNeT – Clima, Divulgação, Migração, Interseccionalidade, Novas Tecnologias nos/através dos Estudos de Banda Desenhada’, a decorrer nos dias 9 e 10 de setembro.

Esta escola de formação tem como objetivo reunir especialistas na área dos Estudos de Banda Desenhada e investigadores e profissionais em fase de doutoramento, pós-doutoramento ou outros interessados em aprofundar a sua compreensão de como a interdisciplinaridade, porosidade e multimodalidade da banda desenhada pode ser utilizada como uma ferramenta a incluir em projetos de investigação nas áreas das humanidades e das ciências sociais, no contexto ibero-americano e não só.

Em particular, o objetivo é fazer um balanço dos estudos recentes que mostram a capacidade das narrativas gráficas e da banda desenhada para representar e problematizar fenómenos multifacetados que pontuam as sociedades contemporâneas. A escola centrar-se-á na forma como as abordagens metodológicas provenientes das ciências humanas e sociais são enriquecidas e, por sua vez, iluminam a intersecção da banda desenhada com questões como as alterações climáticas (Sidney 2020; Puchner 2022; Baile López, Caraballo e Rovira-Collado 2022), os fluxos migratórios (Davies e Rifkind 2020; Serrano 2021), as questões relacionadas com o género (Goldberg 20017; Chute 2010; Cox 2021), o surgimento e a disseminação maciça de novas tecnologias (Berry 2015; Kashtan 2018).

Os investigadores interessados em apresentar uma candidatura devem enviar uma breve nota biográfica (máx. 250 palavras), um CV e uma breve carta de apresentação (máx. 500 palavras) para os seguintes endereços eletrónicos: nicoletta.mandolini@ics.uminho.pt e icon-mics@uca.fr. A carta de apresentação deve destacar os principais interesses de investigação do candidato e a sua motivação para participar na escola de formação. Os estagiários aceites serão convidados a preparar uma apresentação (aproximadamente 15 minutos cada, a ser partilhada durante o segundo dia da escola), discutindo a forma como a banda desenhada se relaciona com a abordagem metodológica que estão a seguir (ou tencionam seguir) na sua investigação em ciências sociais ou humanas.

A Escola de Formação será gratuita para os participantes aceites. A iCOn-MICs concederá apoio financeiro para cobrir as despesas de viagem e alojamento, pago sob a forma de reembolso, a um número limitado de candidatos aceites. Por favor, indique se necessita de financiamento e porquê na sua carta de apresentação. A seleção será feita com base nos CV dos candidatos e nas regras de inclusão da COST.

As candidaturas devem ser apresentadas até 30 de junho de 2024.

Esta Escola de Formação é organizada pela ação COST iCOn-MICs – Investigação sobre Banda Desenhada e Novelas Gráficas no Espaço Cultural Ibérico (CA19119). São parceiros o CECS (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade), o CEHUM (Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho), o SnIF – Studying ‘n’ Investigating Fumetti, e o Grupo de Trabalho de Cultura Visual da SOPCOM (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação).

[Publicado: 29-05-2024]