Chamada de trabalhos para VIII Congresso Internacional sobre Culturas

A VIII edição do Congresso sobre Culturas vai realizar-se na Universidade do Minho, de 5 a 7 de dezembro de 2022. A comissão organizadora convida a comunidade científica de Ciências Sociais e Humanas, das Artes e das Letras a participar neste encontro que cruza as culturas e os média, na discussão sobre os movimentos de resistência e transformação contemporâneos.

Perspetiva-se o conceito de resistência como um processo que desafia as estruturas de poder em diversos contextos nacionais. Através de uma diversidade de abordagens, pretende-se promover o debate sobre práticas culturais, encarando-as como práticas críticas e contra-hegemónicas, como práticas de trabalho contínuo, que abram a novas possibilidades de existência.

O quadro teórico do debate sobre o humano e a cultura alterou-se significativamente, nas últimas décadas, com a humanidade a ser mobilizado, total e infinitamente, nas suas práticas, por toda a espécie de tecnologias da informação e da comunicação, e por modelos emergentes de interação.

O VIII Congresso sobre Culturas assenta na ideia de que há que dar espaço às Culturas de Resistência, considerando, as condições tecnológicas da nossa época. A fotografia, o cinema, a rádio, o vídeo, a televisão, e sobretudo as tecnologias digitais, funcionam em nós como próteses de produção de emoções, como maquinetas que modelam em nós uma sensibilidade puxada à manivela.

Mas que papel têm tido os meios digitais no processo de resistência cultural? De que modo se têm organizado, neste contexto, os movimentos pelos direitos humanos, pela proteção ambiental, pela descolonização da língua, do pensamento e do conhecimento? Qual tem sido o papel das práticas culturais contra-hegemónicas na transformação das relações de poder contemporâneas?

A chamada de trabalhos estará aberta entre os dias 30 de julho e 30 de setembro, a propostas que integrem propostas críticas e contra-hegemónicas de práticas culturais contemporâneas, práticas que sejam de resistência e transformação cultural, política e social.

Em breve estarão disponíveis mais informações em: https://culturas.cc

[Publicado: 18-07-2022]