Encontra-se aberta, até dia 7 de janeiro, a chamada de trabalhos para o dossier “Pós-Memórias no feminino. Vozes e Experiências na Gramática do Mundo”. Este número temático da revista exaequo é editado por Sheila Khan, Susana Pimenta e Sandra Sousa.
O presente número temático tem como vontade compreender, mapear e escutar o lugar do feminino na gramática humana e analisar o incomensurável universo de experiências, vozes, narrativas e percursos, que lutam, criticam e cuidam de futuros sustentáveis baseados no diálogo em equilíbrio entre passado e presente (Butler 2017; Davis 2019; Roy 2020; Morrison 1993; Leggott 2015; Schraut e Paletschek, 2008). Como demonstra Margaretta Jolly, “habitamos uma era de ouro digital de receção histórica oral, dando esperança para o futuro da memória feminista, onde os arquivos do passado não são apenas abertos, mas reimaginados” (2019, 249). Neste sentido, temos como mote deste número temático apelar
para textos que se debruçam não apenas sobre a questão da memória e feminino, mas sobre o diálogo entre pós-memória e estudos do género, indagando a quem pertence a responsabilidade da pós-memória no feminino.
Mais informação disponível aqui.