A promoção da sustentabilidade está no coração dos objetivos da ONU para o milénio. Para que tal desígnio se torne realidade, designadamente no que respeita à descarbonização e adoção de práticas sustentáveis, torna-se necessário incrementar a cultura científica e a promoção da participação pública em ciência e tecnologia, envolvendo as populações no diagnóstico e na elaboração de programas de mudança comportamental.
Torna-se ainda imperativo gerar reflexividade sobre vários desafios que se impõem hoje aos territórios e aos seus futuros, face a processos complexos em curso, ligados à globalização, mudança climática, migrações e digitalização, os quais produzem fenómenos diversos que afetam o bem-estar das populações no presente e no futuro, em áreas tão diversas como alimentação, saúde, habitação e transportes.
É neste sentido que abrimos a chamada para este livro digital composto de textos e outras contribuições breves e com dois objetivos principais:
As temáticas relacionadas com as smart cities, os estilos de vida e consumos, tráfego, segurança rodoviária, transportes e deslocações, tecnologias e mobilidades, consumos energéticos, habitação e usos do tempo, média e cultura científica e descarbonização são algumas sugestões, mas aceitam-se todas as propostas que se afigurem importantes para a promoção do conhecimento e da intervenção na área da sustentabilidade, nas suas diversas vertentes.
Propomos que este projeto seja interdisciplinar e congregue contributos de várias áreas científicas e de agentes que atuam na prática, nas mais diversas áreas.
Os autores podem contribuir com textos que integrem diversos formatos (ilustrações, estudos de caso, boas práticas e recomendações, entrevistas, experiências, histórias, informações documentais, entre outras).
Apela-se, assim, à participação multidisciplinar de investigadores, professores, e agentes locais ligados a projetos de intervenção e desenvolvimento no envio de textos (entre 5 e 15 páginas, espaço 1,5 Times New Roman, norma de citação APA) redigidos em linguagem acessível ao público não académico para o seguinte endereço eletrónico build.cecs@gmail.com até ao dia 15 de dezembro. As propostas devem ser acompanhadas de informação sobre o/a autor/a.
Este ebook integra-se no estudo “Dimensões sociológicas da sustentabilidade e descarbonização – estudo, realizado no âmbito do plano de trabalhos do projeto BUILD, coordenado pela Câmara Municipal de Braga, em parceria com a Universidade do Minho e o INL, financiado pelo Fundo Ambiental.
Datas importantes:
20 de janeiro 10 de fevereiro – receção de propostas
Editoras: Emília Araújo, Rita Ribeiro e Márcia Silva