Chamada para pré-conferência ECREA 2020: Workshop sobre ética e direitos da criança na era digital

A secção de Crianças, Jovens e Media, da European Communication Research and Education Association (ECREA), convida à participação num workshop dedicado aos direitos das crianças e às questões éticas suscitas pela pesquisa com os mais jovens. A 6 de setembro 2021, Eva Lievens (Universidade de Ghent) e Elisabeth Staksrud (Universidade de Oslo) dinamizam as discussões no âmbito da pré-conferência ao qual o MILObs se associa na organização local.

O objetivo deste evento é envolver os participantes, de forma interativa, num diálogo frutífero sobre a ética e os direitos das crianças. O webinar assumirá o formato de um workshop em que os intervenientes são convidados a ter uma voz, antes e durante a pré-conferência. Assim, os participantes são incentivados a enviar previamente suas perguntas (em língua inglesa) às duas investigadoras, que abordarão, respetivamente, outras tantas questões críticas – ética e direitos digitais das crianças e ética em investigação com crianças. Para tal, os interessados podem apresentar as suas questões pelo preenchimento do formulário de inscrição ou enviá-las separadamente para cym.ecrea2020@gmail.com, até 31 de agosto.

As perguntas serão consideradas pelas oradoras e o webinar incluirá momentos para discussão. Para um breve resumo das questões em causa:

  • Ética e direitos digitais das crianças: Há trinta anos, a Convenção da ONU não previa o ritmo acelerado da evolução digital e os desafios relacionados que as crianças e as famílias enfrentam. Desde então, o cenário digital tem sido cada vez mais acessível para as gerações mais jovens e as decisões para manter as crianças seguras online criaram tensões entre os direitos à proteção e à participação. Considerando alguns debates polarizados, as controvérsias sobre a inevitabilidade do digital na vida das crianças e procurando encontrar uma abordagem equilibrada, os investigadores são convidados a discutir e refletir sobre a ética relativa à proteção, participação e direitos das crianças. Como são estes direitos transferidos para o digital? O que muda na esfera digital? Como podemos pensar adequadamente sobre esses direitos, ou seja, direito à privacidade, direitos de imagem e direito de representação pessoal?
  • Ética na investigação com crianças: Ao fazer investigação com crianças e jovens, surgem questões éticas em todas as etapas do ciclo de vida do projeto que convidam à reflexividade. Questões relacionadas com a confiança são levantadas quando: i) se estabelece contacto com crianças e jovens. Os requisitos podem ser distintos em função do país, do local de pesquisa e dos grupos com os quais queremos fazer pesquisas; ii) se constrói um relacionamento e se procura negociar o consentimento para falar com crianças e jovens, assim como quando se procura explicar questões relacionadas com o anonimato e a confidencialidade; iii) se procura guardar e usar fotografias e vídeos de crianças e jovens como resultados da investigação (segurança, uso indevido, divulgação…); iv) se envolve crianças e jovens na análise dos dados e na divulgação dos resultados.

 

Programa:

10h00 – Boas-vindas aos participantes

10h15 – Palestra sobre Ética e Direitos Digitais, por Eva Lievens

10h45 – Palestra sobre Desafios Éticos em fazer Investigação com Crianças, por Elisabeth Staksrud

11h15 – Partilhar e debater

12h00 – Encerramento

 

Inscrição:

A inscrição está aberta até 31 de agosto, através deste formulário.

 

Organizador:

Secção Crianças, Jovens e Media (CYM) (cym.ecrea2020@gmail.com)

 

Organizadores locais:

Sara Pereira (ICS / Universidade do Minho, CECS)

Cristina Ponte (FCSH / Universidade NOVA de Lisboa, ICNOVA)

Teresa Sofia Castro (FCSH / Universidade NOVA de Lisboa, ICNOVA)

Pedro Moura (ICS / Universidade do Minho, CECS)

[Publicado: 11-06-2021]