A sessão inaugural do mestrado em Comunicação de Ciência terá lugar no dia 6 de outubro, pelas 18h00, no Anfiteatro da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (Gualtar).
Dedicada ao tema “Ciência Aberta: resposta de emergência ou nova normalidade?”, a sessão, que dá início ao ano letivo 2021-2022, conta com a presença de Eloy Rodrigues, Presidente do Comité Executivo da Confederação de Repositórios de Acesso Aberto.
Eloy Rodrigues é Diretor dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho. Em 2003, liderou a criação do RepositoriUM – o repositório institucional desta universidade e, desde 2008, coordena a equipa da UMinho que desenvolve o projeto Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP).
É membro do EUA Expert Group on Science 2.0/Open Science, em representação do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, e coordena também a participação da UMinho projetos como o OpenAIRE e o FOSTER, financiados pela UE e relacionados com os repositórios e o acesso aberto. Em 2015, foi eleito Presidente do Conselho Executivo da Confederation of Open Access Repositories (COAR), lugar que ocupa até à atualidade.
É, ainda, membro do Grupo de Trabalho – Política Nacional de Ciência Aberta, criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal.