Realizaram-se no dia 15 de dezembro (14h30), na sala de atos do ICS da UMinho (Braga), as provas de doutoramento em Ciências da Comunicação de Clarisse Pessôa. A tese tem orientação de Sara Pereira e de Manuel Pinto (ambos docentes na Universidade do Minho), e tem por título “Educação para os Media em contexto escolar: investigação-ação com crianças do ensino básico”.
Segundo a nova doutora, assiste-se atualmente a uma realidade em que as rotinas infantis “estão cada vez mais povoadas pelos meios de comunicação, que se configuram como importantes agentes na construção e na mediação das suas relações pessoais e sociais quotidianas”. Há estudos que concluem que esta realidade pressupõe um leque de oportunidades para quem delas é capaz de tirar partido, e outros que indicam potenciais riscos associados aos usos dos media. É nesse sentido que Clarisse Pessôa destaca a relevância de se promover o desenvolvimento de competências “que permitam às crianças serem atores críticos face aos meios de comunicação, mas também participantes ativos e produtores criativos de media”, sendo que a instituição escolar passa a adquirir um papel de relevo no âmbito da Educação para os Media, “especialmente se tivermos em conta que os meios de comunicação são também uma fonte de aprendizagem”. Todavia, a tarefa de fomentar a literacia mediática nos contextos escolares tem apresentado constantes desafios para os agentes envolvidos e, neste particular, esta investigação procura compreender os modos de integração da Educação para os Media nos contextos formais de aprendizagem, de maneira a contribuir para o desenvolvimento de competências mediáticas junto de crianças.
Atendendo à metodologia de investigação-ação, o estudo empírico decorreu numa escola do Distrito de Braga, durante o ano letivo de 2014/2015, semanalmente, em duas turmas do ensino básico, no âmbito da disciplina de Educação para a Cidadania.
O júri, que foi presidido por Manuel Pinto (Professor Catedrático do Departamento de Ciências da Comunicação do ICS da UMinho), em representação do reitor da UMinho, foi constituído por:
– Helena Pires (Professora Auxiliar do Departamento de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e investigadora do CECS);
– Armanda Matos (Professora Auxiliar da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra);
– Paula Lopes (Professora Auxiliar do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Autónoma de Lisboa);
– Nelson Zagalo (Professor Associado do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro);
– Sara Pereira (Professora Associada do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho e investigadora do CECS)