Regina Brito e Ana Lúcia Trevisan foram as convidadas do II Encontro do Colégio Doutoral Tordesilhas “Linguagens, Sociedades e Culturas” que se realizou no passado dia 16 de novembro.
Depois de uma manhã em reunião de equipa, as investigadoras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, no Brasil, ministraram a aula aberta “Linguagens, Sociedades e Culturas – Desafios de comunicação em contextos multilinguísticos”, cujo objetivo foi debater as dinâmicas identitárias e os desafios de comunicação em contextos multilinguísticos.
Regina Brito começou por contextualizar o projeto do Colégio Doutoral Tordesilhas, passando, entretanto, para a sua apresentação sobre os programas de cooperação do Brasil com outros países de língua oficial portuguesa, nomeadamente Moçambique e Timor-Leste. Ana Lúcia Trevisan tratou de questões relacionadas com as imagens da história e da cultura brasileira na narrativa do escritor Milton Hatoum.
O encontro foi organizado pelo CECS através do programa de Doutoramento em Estudos Culturais e do Seminário Permanente Comunicação e Diversidade e moderado pela investigadora do CECS, Rosa Cabecinhas.