A experiência mediática ocorre dentro dos ambientes culturais das pessoas (Colombo & Fortunati, 2011), uma ideia que está associada à pertença a um grupo ou geração. As experiências mediáticas podem moldar uma construção social de uma “identidade geracional” que decorre de apropriações dos media e dos media digitais. No entanto, e numa lógica de individualização da comunicação, é possível equacionar que os “contextos geracionais” e as “identidades geracionais” fluem em experiências mediáticas não mediadas.
Na perspetiva híbrida que caracteriza o atual ecossistema mediático, os usos e consumos não são necessariamente marcadamente geracionais mas antes intergeracionais (Bolin & Skogerbø, 2013). O digital coloca a tónica na “geração global” (Aroldi & Colombo, 2007). No atual contexto, a educação para os media necessita de incorporar uma abordagem intergeracional na reflexão crítica sobre a influência que os novos usos e consumos mediáticos têm na sociedade.
A chamada para comunicações para o colóquio “Intergeracionalidade, Media e Educação”, que se realiza na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra no dia 30 de abril de 2019, assume o desafio de refletir sobre a intergeracionalidade no contexto dos media e educação. Serão aceites contributos em vários domínios deste eixo temático. Quais as propostas e reflexões teóricas para pensar as relações geracionais e os vários media? Os media assumem uma perspetiva intergeracional? Os usos e consumos mediáticos decorrem de contextos geracionais? As competências mediáticas e digitais criam barreiras geracionais? Quais os contributos das abordagens geracionais e intergeracionais para a educação para os media?
Submissão de resumos
Os resumos devem ser enviados até ao dia 10 de março em formato Word document para o e-mail coloquiointergeracionalidade@gmail.com e incluir a seguinte informação:
• Nome dos/as Autores/as
• Filiação institucional
• Título da proposta
• Resumo (máx. 500 palavras) mais cinco palavras-chave
• Biografia de cada autor/a (máx. 150 palavras)
Datas importantes
Receção de resumos: Até 25 de março de 2019
Comunicação de resultados: Até 8 de abril de 2019
Período de inscrição: Até 10 de abril de 2019
Data do colóquio: 30 de abril de 2019
Inscrições
Gratuitas, mas obrigatórias: https://goo.gl/forms/DKIlvo8CGFD0YtRl1