Comentários online em discussão no Seminário Permanente de Educação para os Média

João Gonçalves foi o convidado do primeiro Seminário Permanente de Educação para os Média de 2018. O dourando em Estudos de Comunicação e investigador do CECS apresentou o trabalho “Comentários dos leitores sobre os média: um estudo comparativo internacional”, feito em colaboração com Ivan Lacasa, Sara Pereira e Marisa Torres da Silva. João Gonçalves destacou as particularidades dos comentadores de notícias online de um jornal português: escrevem mais críticas negativas e prestam mais atenção às fotografias do que os seus congéneres de sites espanhóis, ingleses e norte-americanos.

“As pessoas comentam para dizer mal, principalmente em Portugal”, explicou. A análise incidiu sobre 3288 comentários feitos nas caixas de comentário de quatro sites – Expresso, El País, The Guardian e Washington Post. Os comentários selecionados abordavam os próprios média e a sua atuação, tendo sido feitos em períodos de consultas populares: eleições presidenciais ou legislativas, em Portugal, Espanha e Estados Unidos da América, e no referendo do Brexit.

João Gonçalves destacou as especificidades do caso português: para além da predominância da crítica negativa, muito centradas nos jornalistas enquanto classe, as fotografias também geraram vários comentários. “Alguns comentadores fazem quase uma análise semiótica”, concluiu o investigador. O trabalho apresentado resultou de uma estadia de João Gonçalves na Universidade do Texas em Austin, no Center for Media Engagement, enquanto visiting scholar.