[Nova data] Comunicação e Sociedade: Chamada de trabalhos sobre “Publicidade e Desenvolvimento Sustentável”

Entre 16 de junho e 15 de outubro  31 de outubro de 2023, encontra-se aberta a chamada de trabalhos da revista Comunicação e Sociedade sobre “Publicidade e Desenvolvimento Sustentável”.

Editores temáticos: Sara Balonas (CECS, Universidade do Minho, Portugal), Sónia Silva (CECS, Universidade do Minho e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal) e Isabel Ruiz Mora (Universidad de Málaga, Espanha)

Num tempo marcado por grandes desafios ambientais e sociais à escala mundial, conceitos como responsabilidade social empresarial, desenvolvimento sustentável, advocacia política corporativa ou cidadania corporativa entraram no léxico das empresas. É neste contexto que se propõe uma reflexão crítica quanto às transformações no que à dimensão comunicacional das marcas diz respeito, compreendendo o papel da Publicidade nestes processos.

As consequências das alterações climáticas são cada vez mais tangíveis, tornando as sociedades inevitavelmente despertas para as questões da sustentabilidade – desde logo, quase substituindo a preocupação em “satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades” por uma outra, com sentido de urgência: “ainda vamos a tempo?” Mas o tópico da sustentabilidade também é social. Os movimentos sociais estão em crescimento (protestos e iniciativas em prol da igualdade de género, liberdade de expressão, inclusão, diversidade, são alguns exemplos). Por outro lado, a dimensão económica e empresarial também é convocada na medida em que produção e consumo estão em profunda conversão, numa lógica de sustentabilidade. Perante este contexto, como se posicionam as marcas e como o comunicam perante cidadãos vigilantes? Como são percecionadas as suas mensagens? Qual papel da publicidade na relação marca-consumidor?

Um recente estudo sobre Sustentabilidade e Publicidade desenvolvido pela IPSOS VIEWS (setembro de 2022) refere haver cada vez mais marcas a comunicar a dimensão da sustentabilidade através das campanhas publicitárias e que as pessoas esperam que os anunciantes atuem em prol da sustentabilidade.

Ainda que a investigação sobre Publicidade, Responsabilidade Social e Sustentabilidade tenha aumentado nos últimos anos, a temática está longe de se esgotar. Esta proposta convoca uma série de perspetivas, partindo da tríade Marcas – Responsabilidade Social Corporativa – Publicidade – para desafiar a novos olhares em profundidade:

  • Marcas: formas de ativismo corporativo e papel da Publicidade
  • Responsabilidade Social, Publicidade e Relevância das marcas
  • Publicidade e pegada social das marcas
  • Publicidade a favor causas sociais vs Publicidade e estratégias de Responsabilidade Social
  • Publicidade, responsabilidade social e greenwashing
  • Responsabilidade social das marcas e o consumidor cidadão (estudos de receção)
  • Criatividade na comunicação da Sustentabilidade
  • Comunicar ou não comunicar a responsabilidade social
  • Ativismos e comunicação participativa
  • Publicidade responsável
  • Publicidade e mudança social

Período de submissão de propostas (textos integrais) | de 16 de junho a 15 de outubro  31 de outubro

LÍNGUA

Os artigos podem ser submetidos em inglês ou português. Os artigos selecionados para publicação serão traduzidos para português ou inglês, respetivamente, devendo ser publicados integralmente nos dois idiomas.

EDIÇÃO E SUBMISSÃO

A Comunicação e Sociedade é uma revista académica de acesso livre, funcionando de acordo com os exigentes padrões do sistema de revisão de pares e operando num processo de dupla revisão cega. Cada trabalho submetido será distribuído a um mínimo de dois revisores previamente convidados a avaliá-lo, de acordo com a qualidade académica, originalidade e relevância para os objetivos e âmbito da temática.

Os originais deverão ser submetidos através do website da revista. Se está a aceder à Comunicação e Sociedade pela primeira vez, deve registar-se para poder submeter o seu artigo (indicações para se registar aqui).

O guia para os autores pode ser consultado aqui.

Para mais informações, contactar: comunicacaoesociedade@ics.uminho.pt

[Publicado: 15-06-2023]