“CONCILIARE – Confidetly Changing Colonial Heritage” é o mais recente projeto do CECS, que obteve a pontuação máxima no concurso “HORIZON-CL2-2023-HERITAGE-01 (Research and innovation on cultural heritage and CCIs)”.
O projeto é composto por 11 instituições em consórcio: Universidade de Coimbra (coordenação), Université Libre de Bruxelles, Utrecht University, Universidade do Minho, Sapienza University, Centre for War and Contemporary Society/ State Archives, University of Helsinki, The Institute of Social Sciences Ivo Pilar, Centro de Estudos Sociais, Afropean Project e International Council of Museums-Belgium/Wallonia-Brussels.
Pela Universidade do Minho/CECS, a equipa é composta por Rosa Cabecinhas (coordenadora), Isabel Macedo, Sheila Khan e Nicoletta Mandolini.
O CONCILIARE tem por objetivo geral a análise das perceções públicas sobre o património cultural e propõe desenvolver estudos sobre a forma como os cidadãos aderem, enfrentam ou contestam as transformações em curso.
A equipa do CECS coordena a tarefa “Co-creation and dissemination of inclusive decolonial narratives”. Esta tarefa visa fomentar um processo de cocriação de narrativas decoloniais em diferentes cidades europeias, nomeadamente através de projetos de arte pública desenvolvidos em articulação com associações diversas. Os impactos de tais ações serão analisados através de entrevistas a diferentes público e grupos focais nas escolas.