O concurso de bolsas de 2020 apoia investigadores, em qualquer área do conhecimento, que pretendam desenvolver atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de Doutor.
As bolsas destinam-se a candidatos inscritos ou a candidatos que satisfaçam as condições necessárias para se inscreverem em ciclo de estudos conducente à obtenção do grau académico de doutor e que pretendam desenvolver atividades de investigação conducentes à obtenção desse grau.
Podem candidatar-se cidadãos nacionais, cidadãos de outros estados membros da União Europeia, cidadãos de estados terceiros, apátridas ou cidadãos beneficiários do estatuto de refugiado político.
Para concorrer é necessário:
Os candidatos selecionados recebem subsídios de manutenção mensal de acordo com os valores fixados no Regulamento e, quando aplicável, outros complementos de bolsa, tais como propinas, subsídios de instalação, viagem e seguro de saúde.
As candidaturas são submetidas eletronicamente, utilizando o formulário disponível, entre 2 de março e 31 de março 28 de abril de 2020, no portal myFCT. Cada candidato poderá apresentar apenas uma única candidatura.
O Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade aceita ser instituição de acolhimento, através da emissão de uma declaração que deve ser solicitada através do correio eletrónio: cecs@ics.uminho.pt
A avaliação das candidaturas é efetuada por um conjunto de painéis de avaliação envolvendo peritos de mérito científico e experiência reconhecida. As candidaturas são pontuadas de zero (0,000 classificação mínima) a cinco (5,000 classificação máxima) em três critérios de avaliação:
O três critérios de avaliação terão a ponderação de 40%, 40% e 20%, respetivamente.
O mérito dos candidatos é avaliado tendo por base três subcritérios: percurso académico, com ponderação de 50%; currículo pessoal, com ponderação de 40%; carta de motivação com ponderação de 10% do mérito do candidato.
A apreciação do currículo pessoal dos candidatos é realizada de forma integrada, partindo de uma visão global do mérito do seu percurso científico e profissional. Nesta apreciação é importante considerar as cartas de recomendação (documentos obrigatórios) e as várias dimensões do currículo que possam demonstrar um percurso científico e profissional relevante.
A avaliação do plano de trabalhos e das condições de acolhimento tem por base a avaliação qualitativa do painel, devidamente fundamentada.
Os candidatos serão ordenados de acordo com a média ponderada de classificação nos três critérios.