Concurso “Parque Natural de Montesinho”: investigador do CECS na equipa de projeto aprovado

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) divulgou o resultado da avaliação do concurso de projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT) para a promoção de atividades de I&D de âmbito interdisciplinar e pluridisciplinar a realizar na região do Parque Natural do Montesinho. Das 60 candidaturas submetidas ao concurso, 6 foram recomendadas para financiamento. Um dos projetos financiados conta com a colaboração do investigador do CECS, João Sarmento.

“Abordagens sustentáveis para a reabilitação e revitalização do património cultural construído no Parque Natural do Montesinho” é o projeto em causa, coordenado por Javier Ortega e com um orçamento de 248.926,82 euros.

O conjunto dos projetos selecionados, que terão a duração de 36 a 48 meses, traduzem um investimento total de 1,4 milhões de euros.

O Parque Natural de Montesinho, sendo o último relevo no nordeste de Portugal, facilita zonas privilegiadas para monitorizar e aprofundar o estudo das alterações climáticas, assim como desenvolver medidas e ações de mitigação em tempo útil. Tendo como referencial a promoção de atividades de I&D de âmbito interdisciplinar e pluridisciplinar a realizar no Parque Natural de Montesinho, com este concurso pretende-se fazer a sua projeção para o futuro, desenvolvendo novos conhecimentos em diversas áreas temáticas, numa perspetiva de multidisciplinaridade científica e cultural.

[Publicado: 18-01-2021]