Conferência “A espada, a cruz e o cálice no imaginário cristão”

Tem lugar,no próximo dia 26 de abril, pelas 15:00, a conferência “A espada, a cruz e o cálice no imaginário cristão”, que terá como orador Albertino Gonçalves (Centro de Estudos de Comunicação  e Sociedade).

O “regime diurno do imaginário” convoca a luz, o ar, o alto, o exterior, a separação e o masculino; o “regime noturno”, a sombra, a água, o baixo, o interior, a fusão e o feminino.
Símbolos diurnos, a espada, que trespassa e corta, e a cruz, que se ergue e marca, aplicam-se a Cristo, com ênfase nas imagens do Juízo Final e do Menino Jesus com a Cruz.
O cálice, símbolo noturno, condiz com a Virgem Maria, que acolhe, transporta, protege, intercede e alimenta.
Da Anunciação à Lamentação e da Theotokos (Mãe de Deus) à Pietà, os episódios e as figuras da Virgem justificam que o olhar se demore.
Enfim, juntos, Cristo, convexo e solar, e Maria, côncava e lunar, complementam-se.
Este sobrevoo das imagens de Cristo e da Virgem propicia dois pequenos apontamentos em torno da evolução da representação do Divino durante a Baixa Idade Média e do aproveitamento artístico do vestuário para efeitos subliminares.
A comunicação, previsivelmente absorvente, densa e extensa, resulta compensada pela riqueza surpreendente das imagens.

(Albertino Gonçalves)

O evento realiza-se na sala das cavalariças do Mosteiro de Tibães e tem a organização do Grupo de Amigos do Mosteiro de Tibães.

[Posted: 31-03-2025]