Realiza-se no dia 7 de setembro, às 14h15, na sala de atos do Instituto de Ciências Sociais, da Universidade do Minho, a conferência “Academic line-ups: On life-lines, time-lines and trajectories towards the future”, proferida por Ulrike Felt, docente na Universidade de Viena e Presidente da European Association for the Study of Science and Technology (EASST). A participação de Felt enquadra-se na 3ª Conferência “Rumos da Sociologia do Conhecimento, Ciência e Tecnologia em Portugal”, que decorre entre 7 e 8 de setembro de 2017, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, em Braga.
Doutorada em Física Teórica, Ulrike Felt é Presidente da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Viena, na Aústria, e desenvolve investigação na área dos estudos sociais da ciência. As suas publicações incidem sobre a importância da participação pública na ciência, a promoção da cultura científica e a relevância da política para a ciência.
Num momento em que se questiona a academia e os rumos que toma, frente à economia do conhecimento e à progressiva digitalização da vida académica, Ulrike Felt sugere-nos para esta conferência uma análise aos modos como se constroem carreiras e os projetos na academia e se planifica a inovação na ciência e na tecnologia. A sua intenção é também mostrar as implicações concretas destas transformações no modo como se pensa e gere o tempo em ambiente académico.
A conferência é organizada pela secção temática Conhecimento, Ciência e Tecnologia, da Associação Portuguesa de Sociologia, em parceria com o CECS e com o apoio do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia.
A entrada na conferência de Ulrike Felt é livre.
O programa completo da conferência está disponível aqui.