A 3 e 4 de Outubro, o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e a Universidade do Minho acolherão a Conferência Internacional “Governance of Digital Media and Platforms, Regulation and the Public Interest”, do projeto EuromediApp .
Organizada pelo Euromedia Research Group, esta conferência reúne professores experientes e académicos em início de carreira, estando aberta a profissionais e cidadãos preocupados com os benefícios e desafios das plataformas digitais na Europa e noutros locais. Para além das dimensões analíticas, esta conferência proporciona tempo e espaço para reflexão sobre questões normativas relativas ao futuro da governação dos serviços digitais.
A conferência é concebida em torno de três Painéis Temáticos e uma Mesa Redonda. Os dois primeiros Painéis Temáticos, a 3 de outubro, trazem à ribalta dois projetos editoriais em curso: o primeiro, coordenado por Josef Trappel e Tales Tomaz, presta particular atenção à União Europeia; o segundo, coordenado por Hannu Nieminen, Claudia Padovani e Helena Sousa, centra-se no quadro global. Os autores envolvidos na preparação dos artigos destas edições especiais debaterão a sua investigação com os participantes na conferência.
A 4 de outubro, será dada especial atenção ao Manifesto da Escola de Inverno. Assumindo uma abordagem normativa, o Terceiro Painel Temático é denominado “Proteger a liberdade e os direitos humanos fundamentais”. Os participantes abordarão o que está a ser feito a nível da UE e não só, tentando explorar como a liberdade e os direitos humanos fundamentais podem ser efetivamente protegidos no quadro mais amplo de regulamentação fraca e plataformas poderosas com as suas escolhas lucrativas e opacidades. O que está a ser feito na Europa e noutros locais para proteger o interesse público e com que resultados concretos? Existe um papel consistente para o Serviço Público no novo contexto digital?
Finalmente, a Mesa Redonda intergeracional “Construir a paz face ao retrocesso democrático” pretende levar mais longe os debates em torno do Manifesto da Escola de Inverno. Com base em trabalhos anteriores, os académicos emergentes irão iniciar uma conversa com profissionais experientes (dentro e fora da academia) para refletir sobre problemas concretos relacionados com a implementação do Manifesto. O debate prospetivo tentará incorporar alternativas criativas, visões do futuro, reconhecendo as realidades da desinformação, crises climáticas e guerras, enquanto se luta pela esperança como um dever moral.
O evento terá formato híbrido, com registo através de formulário.