A Universidade do Minho acolhe o Congresso Internacional “Licenciatura Europeia em Mediação: um novo modelo de formação de mediadores”, organizado no âmbito do Projeto Europeu LIMEdiat, em parceria com o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Este evento decorre no Auditório Multimédia do Instituto de Educação da Universidade do Minho, nos próximos dias 18 e 19 de maio.
Este II Seminário Transnacional LIMEdiat e III Congresso Internacional de Mediação Social tem como foco principal de análise e discussão a qualidade da Mediação e a formação dos Mediadores no contexto europeu.
Ao longo de dois dias, conferencistas e participantes de vários países reúnem-se para partilhar experiências e refletir sobre a formação de mediadores, a partir das especificidades nacionais e institucionais. Entre os conferencistas convidados, participam neste congresso representantes do Conselho da União Europeia, Justiça e Assuntos Internos; da Assessoria do Trabalho, Formação Profissional, Cooperação e Segurança Social da Região Autónoma da Sardenha (Itália); do Ministério da Justiça, da Direção-Geral da Política de Justiça e da Federação Nacional de Mediação de Conflitos (Portugal); bem como investigadores e académicos de várias instituições de ensino superior europeias (CNAM, Universidade de Cagliari, Universidade de Múrcia, Universidade do Minho) e do Centre National de Recherche Scientifique (CNRS, França).
Com inscrições abertas até 30 de abril 9 de maio, o Congresso realiza-se em formato híbrido e inclui tradução simultânea em português, espanhol, francês e inglês.
O programa completo está disponível no site do Congresso.