A tomada de posse dos membros externos do Conselho Geral (CG) da UMinho realizou-se no dia 3 de junho (10h00), em sessão restrita aos seus membros, seguindo-se os procedimentos para a eleição do presidente (Laborinho Lúcio), do vice-presidente (Isabel Furtado) e do secretário do órgão (Ana Paula Marques). A apresentação pública do CG, com a sua nova composição, ocorreu pelas 11h15, no Salão Nobre da Reitoria. Manuel Pinto, investigador do CECS, integra o órgão.
O CG é o órgão colegial máximo de governo e de decisão estratégica da Universidade, integrando representantes dos seus corpos e personalidades externas, vinculando a sua ação à realização da missão da Universidade e à prossecução do interesse público, de acordo com o disposto no artigo 28.º dos Estatutos da Universidade do Minho.
Os membros externos, eleitos pelos seus pares, são Laborinho Lúcio, Isabel Furtado, António Murta, Helena Roseta, Howard Davies e Manuel Carvalho da Silva. Os restantes membros foram eleitos pela academia em março. Os 12 professores e investigadores são Jorge Pedrosa, Licínio Lima, Rui Luís Reis, Rui Ramos, Lúcia Rodrigues, Margarida Casal, Francisco Veiga, Manuel Pinto (CECS, que integra a Comissão para a Investigação, Ensino, Qualidade e Avaliação), Álvaro Sanromán, José Cadima Ribeiro, Ana Cristina Cunha e Ana Paula Marques. Juntam-se ainda os quatro alunos Carlos Videira, Pedro Sanches, César Costa e Bruno Alcaide e a trabalhadora não docente Fernanda Ferreira.