Criação do Seminário Permanente “Ciência com e para a Sociedade”

O CECS acaba de criar um novo Seminário Permanente sobre “Ciência com e para a Sociedade”. O seminário pretende constituir-se como um espaço de reflexão e debate crítico sobre os diversos  todos de interação da ciência e tecnologia com a sociedade. Partindo de uma perspetiva ancorada nas tradições dos estudos sociais de ciência e tecnologia, um ciclo de seminários funcionará como ponto de encontro interdisciplinar de investigadores/as dedicados/as à pesquisa em temáticas que se cruzam com os modos de produção e de uso e legitimação da ciência e da tecnologia, nos seus múltiplos contextos.

Os estudos sociais da ciência definem um amplo leque de investigações centradas na análise das formas de interação e interdependência entre a ciência, a tecnologia e a sociedade. Juntamente com o campo de comunicação de ciência, atravessam temáticas tão pertinentes como a cultura científica, a perceção e a participação na ciência, as questões de género e ciência, as temporalidades e os desafios colocados à cidadania em sociedades democráticas.

Nas sociedades atuais, o estudo das relações da ciência com e para a sociedade assume uma importância crucial face às diversas contradições e desafios que a evolução tecnocientífica desencadeia, em vários planos, entre os quais os da saúde, ambiente, educação e equidade. Estas pesquisas providenciam diagnósticos importantes sobre o modo como fazer e aplicar ciência acarreta importantes consequências societais, éticas e políticas. Neste contexto, têm desencadeado recomendações no plano das políticas e intervenção públicas, particularmente no que se refere à formulação das opções de desenvolvimento sustentável e de orientações para uma inovação tecnológica ancorada nos princípios da responsabilidade, transparência e confiança.

O seminário permanente representa a reunião de várias sinergias criadas ao longo dos últimos anos no CECS em torno da investigação sobre ciência e sociedade. A este propósito, além da co-coordenação da II conferência da secção temática de Sociologia do Conhecimento, Ciência e Sociedade, da Associação Portuguesa de Sociologia, realizada em Braga, em setembro de 2017, e na qual foram promovidos diversos painéis que se debruçaram sobre problemáticas da tecnociência nas sociedades atuais, destaque-se, no quadro do CECS, a agregação dos contributos do Núcleo de Estudos em Comunicação, Ciência e Ambiente (NECCA), constituído em 2015, e do projeto EXCHANGE.

O seminário contará com a participação regular de investigadores convidados, nacionais e estrangeiros, pois constitui seu objetivo a dinamização das redes de investigadores que se ocupam das temáticas da ciência, tecnologia e sociedade. Tendo, ainda, como objetivo o fomento da transferência de conhecimento, o seminário propõe a dinamização de ações em parceria com entidades e atores locais, a promoção da cultura e a participação em ciência.

Os seminários tem uma regularidade mensal e são divulgados a partir da página do Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade.