Debate “Media, redes e desinformação: o efeito Bannon-Bolsonaro”

O CECS realiza, no próximo dia 10 de maio, o debate “Media, redes e desinformação: o efeito Bannon-Bolsonaro”, a partir das 9h30, na Sala de Atos do ICS.

Diferentes países do mundo vivem um contexto político marcado pelo avanço da extrema-direita, que investe pesadamente no discurso de ódio contra minorias sociais. As vitórias de Donald Trump, nos Estados Unidos, e de Jair Bolsonaro, no Brasil, são exemplos dessa tendência, montada na utilização sistemática das redes sociais para a difusão de propaganda direcionada, baseada em distorções e mentiras – as chamadas “fake news” –, que reitera preconceitos e exacerba emoções. Idealizador da campanha de Trump, Steve Bannon também colaborou para o sucesso de Bolsonaro e comanda o “Movement”, uma articulação de partidos e lideranças de extrema-direita que propaga ideias anti-imigração, racistas, antifeministas, “antiglobalistas”, e tem entre seus principais objetivos a extinção da União Europeia. Perante este contexto, é urgente refletir sobre os potenciais papéis da comunicação na defesa das instituições democráticas e da justiça social.

O debate visa refletir sobre fenómenos culturais e comunicacionais contemporâneos, a partir das atuações de Steve Bannon, ideólogo da candidatura de D. Trump, e do presidente brasileiro Jair Bolsonaro. Serão debatidas as estratégias de comunicação acionadas para a luta ideológica contemporânea, com ênfase no caso brasileiro, procurando hipóteses para reagir à avalanche de retrocessos, entre os quais o ataque à formação humanista nas universidades é especialmente simbólico pelo elogio à ignorância e ao anti-intelectualismo, que afeta decisivamente as perspectivas de futuro do país.

A sessão contará com a participação dos investigadores Sylvia Moretzsohn (UFF), Tadeu Feitosa (UFC) e Edson Capoano (CECS), sob a mediação da doutoranda do CECS, Kamila Fernandes.

A entrada é livre.

[Publicado: 03-05-2019]