Esta coleção, dividida em três partes, resulta do projeto desenvolvido por Paulo Munhoz (Universidade Federal de Santa Maria (RS) e investigador do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online (Gjol) da Universidade Federal da Bahia).
O projeto é um recorte visual do bairro de Santo António Além do Carmo, na cidade de Salvador (Bahia), a partir de três dimensões: o quotidiano, a memória e a fé.
Segundo o professor Paulo Munhoz, uma das motivações que o levou a criar este projeto foi a preocupação relativamente ao uso político-estratégico do património histórico e cultural (nomeadamente, os centros históricos) como instrumento de atração de novos investimentos. Daí surgiu a necessidade de criar esta proposta, que, nas palavras do professor Paulo Munhoz, se prendeu “com a preservação visual da memória e o histórico acervo de personagens que protagonizam o quotidiano da comunidade do Santo Antônio Além do Carmo”.
O arquivo visual e os textos que integram a coleção foram disponibilizados pelo professor Paulo Munhoz ao Museu Virtual da Lusofonia, a fim de integrar uma coleção na plataforma do Google Arts & Culture.