Acaba de ser lançado o volume 37 da revista Comunicação e Sociedade, dedicado ao tema “Crianças, jovens e media: perspetivas atuais“.
Este volume da revista do CECS esteve a cargo de Sara Pereira, Cristina Ponte e Nelly Elias, que na nota introdutória referem que “a investigação sobre crianças, jovens e media registou, nas últimas duas décadas, um avanço considerável no que diz respeito ao número de estudos produzidos, aos temas abordados e às metodologias utilizadas”. Por este motivo, “esta área, por natureza multidisciplinar, foi-se afirmando no campo das Ciências da Comunicação, marcando a agenda científica e abrindo o debate público sobre o impacto dos media na vida das crianças e dos jovens e o modo como usam, compreendem, se apropriam e produzem conteúdos mediáticos”.
As editoras lembram, ainda, que “no momento em que esta revista está a ser lançada, o mundo vive uma situação de pandemia causada pela Covid-19, o que exigiu semanas de confinamento em casa. Para muitos, os ecrãs digitais foram os canais que permitiram aceder ao mundo lá fora. As crianças passaram, muito possivelmente, ainda mais tempo com os ecrãs, usando-os não só para se divertirem e conversarem com familiares e amigos de quem estão agora distantes, mas também para realizarem atividades escolares, uma vez que a escola passou a funcionar através de dispositivos digitais e – em Portugal como em outros países – também através da televisão. Subitamente, a consciência das desigualdades digitais foi revivida nas questões básicas do acesso”. Assim, “com esta situação pandémica, novos caminhos para a investigação se abrem, em linha com estudos já desenvolvidos ou aprofundando temas como os usos sociais e a mediação parental, que se podem tornar ainda mais relevantes”.