Está disponível em acesso livre a revista Comunicação e Sociedade, 33, editada por Sandra Marinho e Miguel Vicente Mariño, dedicada ao tema “Epistemologia e metodologias em comunicação”.
Este número da Comunicação e Sociedade “reúne um conjunto relevante de artigos que exploram diversos aspetos centrais indispensáveis para se conduzir estudos bem fundamentados. Aprofundarmos a nossa relação, como académicos da área dos Média e da Comunicação, com a forma como planeamos e aplicamos a investigação que desenvolvemos é essencial para fortalecer a posição institucional do nosso campo. As condições sociais de produção de conhecimento tornaram-se num objeto de pesquisa atrativo, reivindicando a necessidade de reflexão epistemológica sobre a investigação com um enfoque mais amplo nos fenómenos sociais: metas de curto prazo devem ser complementadas com uma análise mais aprofundada sobre o que, por que e como selecionamos e abordamos tópicos, questões e hipóteses de investigação”, explicam os autores.
“Pesquisar num domínio tecnologicamente avançado não pode implicar deixar para trás algumas das principais e mais amplas questões filosóficas sobre o nosso papel como cientistas sociais e intelectuais. Consequentemente, continua a ser necessário reclamar a necessidade de abordagens relevantes do ponto de vista da Epistemologia e das Metodologias, como uma forma de nos abstrairmos das rotinas das nossas práticas científicas e das exigências institucionais, que afetam as vidas diárias da maioria dos académicos no mundo”, apontam.
Ficha técnica
Título: Epistemologia e metodologias em comunicação
Diretor: Moisés de Lemos Martins
Diretor Adjunto: Manuel Pinto
Editores Temáticos – junho 2018: Sandra Marinho e Miguel Vicente Mariño
Diretor Gráfico e Edição Digital: Pedro Portela
Assistente Editorial: Zara Pinto-Coelho
Assistente de Formatação Gráfica: Ricardina Magalhães