Michaëla Cancela Kieffer, da Google News Lab em Espanha e Portugal, esteve, no dia 19 de outubro, no Instituto de Ciências Sociais para ministrar a formação “Trust and Verification”, no âmbito de uma estratégia de aproximação entre a Google News Initiative e as universidades com formação em Comunicação.
A colaboradora da Google falou sobre informações falsas e sobre estratégias para as identificar. Segundo Michaëla Cancela Kieffer, estamos num período de “invasão das fake news”, ainda que estudos indiquem que Portugal é um dos países com maiores níveis de confiança nas notícias. Ainda assim, os portugueses são também dos mais preocupados com as notícias falsas, conforme sugere um artigo de O Jornal Económico, cujo título refere “61% dos portugueses alega encontrar ‘fake news’ pelo menos uma vez por semana”.
Por que têm tanto sucesso as fake news? Como as identificamos?
Michaëla Cancela Kieffer acredita que as pessoas partilham estas notícias por pensarem que são notícias novas, assim como defende que fatores emocionais levam à disseminação seis vezes mais rápida deste tipo de informação.
Durante a sessão, a formadora apresentou um conjunto de estratégias para a identificação de informações falsas. De acordo com Michaëla Kieffer, é fundamental perceber se há grandes contradições entre os dados que as fontes fornecem, assim como é importante estar atento aos detalhes e ao ‘quando’ das notícias.
Para Michaëla Kieffer, a utilização de imagens torna a informação mais apelativa, motivo pelo qual estas podem ser uma ferramenta para a identificação da veracidade da informação. Sites e aplicações como o TinEye Reverse Image Search, Jefrey’s Image Metadata Viewer, YouTube Data Viewer da Amnesty International USA, Watchframebyframe.com, Geo Search Tool do YouTube, assim como a própria ferramenta de Reverse Search do Google foram algumas das dicas que Michaëla Kieffer deixou aos alunos e docentes que constituíam a audiência.