O que é que podem ter em comum os temas da cidadania, religião e cultura? É esta a questão que junta Frei Bento Domingues e Álvaro Laborinho Lúcio, esta quinta-feira, 14 de fevereiro, a partir das 18h00, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, em Braga. Numa conversa moderada e comentada por Isabel Estrada e António Marujo, os dois convidados vão debater os desafios da cultura contemporânea e os direitos e deveres de cidadania que se impõem no mundo atual.
Na véspera da cerimónia de atribuição do título de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Minho a Frei Bento Domingues e Álvaro Laborinho Lúcio, o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade convida professores, estudantes, investigadores e o público em geral para dois dedos de conversa sobre valores sociais, culturais, éticos e morais. A iniciativa tem o apoio do jornal digital Sete Margens e visa promover um encontro de proximidade com duas figuras de referência da sociedade portuguesa.
Frei Bento Domingues é frade dominicano e colunista regular do jornal Público. Recebe no dia 15 de fevereiro o título de Doutor Honoris Causa em Estudos Culturais pela Universidade do Minho, na sequência de uma proposta do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade/Instituto de Ciências Sociais. Na mesma cerimónia é atribuído o título de Doutor Honoris Causa em Educação a Álvaro Laborinho Lúcio, Juiz Conselheiro Jubilado do Supremo Tribunal de Justiça, que foi ministro da Justiça na década de 1990 e Presidente do Conselho Geral da Universidade do Minho entre 2013 e 2017.