Está acessível online o editorial do número especial do EJC – European Journal of Communication (Vol. 32 -1, 2017) que foi preparado durante um Symposium on Social Media que teve lugar no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), no ICS da Universidade do Minho, em Braga, no dia 27 de maio de 2016. Intitulado “Social media – New challenges and approaches for communications research”, é assinado pelos editores – Peter Golding (Northumbria University, Reino Unido), Karin Raeymaeckers (Ghent University, Bélgica) e Helena Sousa (Universidade do Minho/CECS).
Este número da EJC integra os seguintes artigos:
– A state of flux: Histories of social media research, da autoria de Stine Lomborg;
– Speaking into the system: Social media and many-to-one communication, da autoria de Klaus Bruhn Jensen e Rasmus Helles;
– Networked intimacy: Algorithmic friendship and scalable sociality, da autoria de Deborah Chambers;
– From digital positivism and administrative big data analytics towards critical digital and social media research!, da autoria de Christian Fuchs;
– Twitter as arena for the authentic outsider: exploring the social media campaigns of Trump and Clinton in the 2016 US presidential election, da autoria de Gunn Enli.
O EJC interessa-se pela investigação sobre a comunicação e sobre a teoria da comunicação em toda a sua diversidade, procurando reflectir e encorajar a variedade de tradições intelectuais existentes no campo, promovendo o diálogo entre elas. A revista, que é peer-reviewed, reflete o caráter internacional dos estudos de comunicação e é dirigido a uma comunidade académica global.
Nota: a fotografia refere-se ao Symposium on Social Media, realizado em 27 de maio de 2016 no CECS/UMinho.