Emmanuel Nassar: 81-18, uma vídeovisita

O mini-documentário “Emmanuel Nassar: 81-18, uma vídeovisita”, realizado por Lurdes Macedo, investigadora do CECS, aborda a vida e a obra de Emmanuel Nassar (Belém do Pará, 1949), um dos mais conceituados artistas plásticos brasileiros.

“Emmanuel Nassar: 81 – 18”, patente ao público entre 14 de abril e 2 de julho de 2018 na Estação Pinacoteca de São Paulo, foi até hoje a maior e a mais abrangente mostra retrospetiva do percurso do artista. Com curadoria de Pedro Nery, “Emmanuel Nassar: 81-18” contou com quase cem obras em exposição, algumas pertencentes ao acervo da Pinacoteca de São Paulo e, a grande maioria, a colecionadores institucionais e privados.

Aproveitando a sua visita a São Paulo em junho de 2018, e com o apoio da Pinacoteca de São Paulo, a realizadora propôs ao artista que a guiasse pela exposição, enquanto lhe falava da sua vida e da sua obra, resultando daí o mini-documentário. “Emmanuel Nassar: 81 – 18, uma videovisita” é uma coprodução do CECS e da Universidade Mackenzie de São Paulo, tendo esta última disponibilizado os recursos humanos, técnicos e logísticos para a rodagem do filme.

Em 2020, no âmbito da Escola de Verão em Comunicação e Cultura para o Desenvolvimento, realizada pelo CECS e coordenada por Lurdes Macedo, foi possível passar à segunda fase da produção deste minidocumentário, procedendo-se à edição do mesmo pela mão das estudantes Margarida Andresen e Beatriz Araújo.

[Publicado: 09-08-2021]