Cláudia Freire Vaz em doutoramento sanduíche no CECS

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Cláudia Freire Vaz, investigadora vinculada ao Programa de pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ – Brasil), estará até Fevereiro de 2015 no CECS a desenvolver a sua investigação, sob a orientação da investigadora Rosa Cabecinhas, no âmbito de um doutoramento sanduíche, com bolsa da CAPES. O projeto de doutoramento de Cláudia Freire Vaz, intitulado “A memória social da escravidão urbana no Rio de Janeiro” visa analisar questões relacionadas com a memória social da escravidão e o preconceito racial na atualidade.

Sua trajetória profissional e académica, desde a graduação, tem como foco a área da psicologia social. Concluídos os estudos do primeiro ciclo académico, com a realização da monografia intitulada ‘A naturalização de vidas descartáveis: o genocídio de Ruanda como analisador dos processos de mídia no contemporâneo’, a investigadora prosseguiu seus estudos no mestrado na linha de pesquisa ‘Processos Sociocognitivos e Psicossociais’. A partir de ‘A representação social da África e dos africanos’, resultado de seu processo da investigação durante o citado curso de pós-graduação stricto-sensu, o projeto de tese intitulado “A memória social da escravidão urbana no Rio de Janeiro”, encontra sua força motriz conceitual.