Conferência de Peter Dahlgren assinala o arranque da 4ª edição do Doutoramento em Estudos de Comunicação

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Netactivism and Democracy: Technical, Socio-Cultural, and Aesthetic Contingencies’
Auditório Victor de Sá. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT, Campo Grande, 376 – Lisboa.
6 de outubro de 2016, ULHT-Lisboa, 16h00
Entrada livre.

Netactivism and Democracy: Technical, Socio-Cultural, and Aesthetic Contingencies
Resumo: Nesta apresentação vou tomar como ponto de partida o envolvimento e a participação política através da Internet (muito amplamente entendida para incluir médias sociais, dispositivos móveis, etc.). Este é um terreno muito vasto e heterogéneo, incluindo o envolvimento através de partidos políticos, bem como de grupos alternativos, movimentos e redes. Além disso, os ‘netactivism’ podem ser encontrados em todo o espectro político.
A minha análise de entrada é destacar os vários fatores que tornam possível o ‘netactivism’ – bem como delimitá-los -, ou seja, observar as suas contingências. Tentarei elucidar o que tais contingências significam para a dinâmica da democracia. Minha trajetória básica é enfatizar a utilidade dos meios digitais para o ativismo e A democracia, ao mesmo tempo ressaltando os limites e até mesmo os perigos que estejam embutidos nestas tecnologias de comunicação.
Começo com aspectos técnicos, olhando brevemente para a arquitetura da Internet, como isso molda o ambiente on-line, e as implicações que isso pode ter para o ´netativismo’. Com contingências sócio-culturais, eu voltarei a minha atenção ao ambiente discursivo da Web, olhando para alguns padrões-chave de uso e modos de interação. Não menos importante, eu trato desse ambiente como um habitus (Bourdieu) que promove/desencoraja várias posições do sujeito. As contingências estéticas são talvez o mais difícil de definir, mas eu destaco certas características sobre os registos de comunicação da rede que são relevantes para a participação e o carácter evolutivo da democracia.

Nota biográfica: Peter Dahlgren é Professor Emérito do Departamento de Comunicação e Media da Lund University. Globalmente, os seus interesses de investigação debruçam-se sobre os Media e a Democracia e a Participação Democrática, com enfoque nos media digitais e no envolvimento cívico. Foi professor e investigador visitante em diversas universidades (França, Escócia, África do Sul, Estados Unidos). Muito ativo em redes e eventos académicos e europeus, é autor de inúmeras obras científicas de relevo.

Mais informação sobre o evento e sobre o programa de Doutoramento:
http://www.lasics.uminho.pt/estudosdecomunicacao/