1º Encontro do GT de Comunicação Organizacional e Institucional da SOPCOM

Com o objetivo de debater a questão da divergência ou da convergência entre a Comunicação Organizacional e as Relações Públicas, teve lugar no dia 12 de julho, na sala de atos do Instituto de Ciências Sociais (UMinho, Braga), o 1º Encontro do Grupo de Trabalho (GT) de Comunicação Organizacional e Institucional da SOPCOM.

O debate contou com a presença de académicos de diferentes instituições de ensino superior do país, representando o estudo destas duas áreas que podem ser observadas cientificamente sob perspetivas distintas.

Os trabalhos foram abertos por Madalena Oliveira, da direção da SOPCOM e do CECS, seguindo-se um painel que teve por tema "A Comunicação Organizacional e as Relações Públicas, em debate: horizontes e perspetivas", com a participação de José Viegas Soares, (ESCS), que abordou "O Caso Português: uma visão histórica", Teresa Ruão, Paulo Salgado, Renata de Freitas e Paula Campos Ribeiro (todos da UMinho), que se ocuparam da temática "A Comunicação Organizacional e as Relações Públicas, numa travessia conjunta", e Susana Carvalho (INP), que apresentou o tema "As Relações Públicas estratégicas como produtoras de realidade social". A moderação esteve a cargo de Celma Padamo (INP).

Da parte da tarde (15h00) decorreu uma mesa redonda, sobre a temática "CO e RP: Uma questão terminológica ou campos distintos?", que teve moderação de Susana Carvalho e de Teresa Ruão, contando com intervenções de Álvaro Cairrão (UTAD), Evandro Oliveira (UMinho), João Figueira (UCoimbra), José Gabriel Andrade (UCatólica), José Quintela (INP) e Mafalda Eiró-Gomes (ESCS).