O II Congresso Mundial da CONFIBERCOM – Confederação Ibero-americana das Associações Científicas e Académicas de Comunicação, vai realizar-se na Universidade do Minho (Braga), entre os dias 13 e 16 de abril de 2014, sob a responsabilidade organizativa do CECS. A apresentação foi feita na Maia (ISMAI- Instituto Superior da Maia), no passado dia 27 de maio, no decorrer do 2º Fórum Integrado de Comunicação Ibero-americana, em que participaram vários elementos do CECS, designadamente o seu diretor, Moisés de Lemos Martins (que neste momento preside à CONFIBERCOM), Helena Sousa, Madalena Oliveira e Nelson Zagalo.
O Fórum Anual da CONFIBERCOM decorreu de 26 a 28 de maio e teve como tema a "Comunicação Digital: partilhar, investigar e difundir". O programa integrou três sessões temáticas específicas correspondentes às comissões de trabalho da confederação: Pós-graduação, política científica e revistas.
O encontro reuniu investigadores desta região que discutiram estratégias de expansão da pós-graduação em comunicação, desafios das políticas científicas nesta área e horizontes de publicação nos países de expressão portuguesa e espanhola.
Na abertura do encontro, no Museu Nacional da Imprensa, onde decorreu a sessão de acolhimento dos participantes, o presidente da CONFIBERCOM, Moisés de Lemos Martins, reconheceu que uma das fragilidades da rede ibero-americana se prende com o facto de se conhecer muito pouco o trabalho produzido nesta região. Lembrou ainda que esta comunidade reúne duas das cinco línguas mais faladas do mundo, razão pela qual a CONFIBERCOM tem como objetivo promover a produção científica nestes idiomas.
Programa completo do II Fórum Anual da CONFIBERCOM:
http://confibercom.org/nv/wp-content/uploads/2013/05/ProgramaFinal.pdf
Mais sobre a CONFIBERCOM:
http://confibercom.org/