No quadro do projecto COMPOLIS – Comunicação e Envolvimento Político com Questões Ambientais (CECS-SOCIUS/FCT), teve lugar no dia 17 de dezembro (21h30), na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, um debate sobre processos participativos na cidade e na região que será subordinado ao tema "Cidadão rima com participação?".
Esta realização decorreu num período em que estão em curso (ou estiveram recentemente) processos participativos de grande importância para Braga e para a região do Minho, nomeadamente a consulta pública do Plano Director Municipal, o orçamento participativo e o processo de consulta pública das linhas de muito alta tensão (entre Vila do Conde e Espanha). Tratou-se de um debate entre investigadores, agentes políticos e cidadãos, no sentido de discutir as potencialidades e limitações da participação pública.
Tiveram lugar intervenções de Miguel Bandeira (Câmara Municipal de Braga), Eduardo Madureira (Orçamento Participativo), Horário Lima (Associação de Proteção e Conservação do Ambiente), Isabel Carvalhais (UMinho) e Anabela Carvalho (CECS-UMinho).