Relações entre género e média em debate na UMinho
Mais de cem participantes discutiram as (re)negociações entre o género e os média na Conferência Internacional "Gender in focus: (new) trends in media", que decorreu nos dias 20 e 21 de junho, na Universidade do Minho, em Braga.
O evento incluiu três plenárias e 24 sessões paralelas, contando com a presença de especialistas como António Fernando Cascais (Universidade Nova de Lisboa), Carolyn Byerly (Howard University), Cláudia Álvares (Universidade Lusófona), Karen Ross (Northumbria University) e Maria João Silveirinha (Universidade de Coimbra).
A equipa do projeto de investigação "O género em foco: representações sociais nas revistas portuguesas de informação generalista" (CECS/FCT) – que organizou a conferência -, constituiu o painel "Gender and Media: An Interdisciplinary and Multi-Method Approach", no qual apresentou os resultados de três estudos empíricos. A primeira comunicação incidiu na análise das representações de género nas newsmagazines portuguesas "Sábado" e "Visão"; a segunda auscultou o modo como os públicos interpretam os conteúdos mediáticos; e a terceira explorou as principais orientações do Guia de Boas Práticas para a Igualdade de Género nos Média.
A conferência contou ainda com um extenso programa social. Em colaboração com o coletivo Braga Fora do Armário, a krizo-Educação, Arte e Cidadania e a União de Mulheres Alternativa e Resposta, o evento incluiu sessões de cinema (numa das quais, Diana Andringa foi comentadora), uma performance, um jantar oficial e um concerto de piano no Museu Nogueira da Silva, bem como uma visita guiada aos locais mais emblemáticos de Bracara Augusta.
Mais informações:
http://genderfocus2014.wordpress.com/program/