Para assinalar o 30º aniversário da Declaração de Grünwald sobre Educação para os Media, realizou-se no dia 20 de Janeiro, um seminário com Evelyne Bévort, diretora-adjunta, com o pelouro da cooperação internacional, do CLEMI – Centre de Liaison de l'Enseignement et des Moyens d'Information, do Ministério francês da Educação sobre "A educação para os media como via de leitura crítica do mundo atual".
O evento teve lugar na Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e foi organizado pelo Projeto ‘Navegando com o Magalhães: Estudo do Impacto dos Media Digitais nas Crianças‘ (FCT/CECS).
A conferencista, que foi apresentada pela Professora Sara Pereira, investigadora responsável pelo projeto, pronunciou-se sobre a atualidade da Declaração de Grünwald sobre Educação para os Media, apesar de já ter 30 anos.
De referir que a Declaração de Grünwald foi aprovada unanimemente pelos representantes de 19 nações durante o Simpósio Internacional sobre Educação para os Media organizado pela UNESCO, na cidade de Grünwald, na então República Federal da Alemanha, em 22 de Janeiro de 1982.