Subordinado ao tema "Como dar sentido ao Jornalismo?", o debate juntou jornalistas, investigadores, docentes e estudantes de jornalismo, bem como cidadãos interessados. A iniciativa, semelhante a outras que se têm realizado em diversas universidades do país, culminou com a elaboração de uma Carta de Princípios do Jornalismo em Portugal, assente nos diferentes contributos e reflexões recolhidos.
O debate na Universidade do Minho/Braga decorreu no âmbito das jornadas anuais do Grupo de Alunos de Ciências da Comunicação (GACCUM) e contou com as participações de Adelino Gomes (jornalista), Gustavo Cardoso (investigador), Carlos Daniel (jornalista), Isabel Margarida Duarte (professora universitária) e João Gonçalves (estudante de jornalismo), além de docentes de Jornalismo da própria UMinho – Joaquim Fidalgo, Luís Santos e Manuel Pinto.
Esta realização inscreveu-se num projecto mais vasto, intitulado "Projecto Jornalismo e Sociedade" (PJS), lançado por uma equipa de investigação do CIES-IUL – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE-IUL, Instituto Universitário de Lisboa, e que conta com os apoios das Fundações Gulbenkian, EDP e FLAD. Coordenado por Gustavo Cardoso (presidente do Obercom) e Adelino Gomes (jornalista), o projecto congrega, no seu Conselho Consultivo, representantes das principais universidades portuguesas onde se ensina Jornalismo e dos mais relevantes órgãos de Comunicação Social nacionais.
Aberto à participação de todos os interessados, este debate foi uma organização conjunta do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) – Instituto de Ciências Sociais (ICS), e do Grupo de Alunos de Ciências da Comunicação (GACCUM) da Universidade do Minho.
O Fórum foi transmitido em directo via Internet.