O Professor Carlos Velázquez, da Universidade de Fortaleza (Brasil), apresentou no dia 15 de maio, pelas 10h00, no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, o livro 'Mas Afinal, o que é Estética'.
O livro, publicado pela Chiado Editora, é o resultado de uma investigação desenvolvida no quadro de um estágio pós-doutoral realizado no Departamento de Educação da Universidade do Minho e dedica-se ao estudo crítico das relações entre a estética e a educação. Nas palavras do autor: "A aparência das coisas depende de afeições particulares, é dizer, subjetivas; por isso a missão da educação é transcender as aparências em direção à profunda percepção do real, do mundo objetivo. Pensar a estética como uma cultura de aparências implica assimilá-la como uma doutrina oposta à educação. Em contrapartida, pensar a estética para além das aparências implica enveredar por uma redescoberta da educação sensível".
Sobre Carlos Velázquez
Carlos Velázquez é Instructor de Música pela Universidad de Guadalajara – UDG, no México, seu país de origem; Médaille d'or em Violão e Música Antiga pelo Conservatoire National de Musique du Raincy, na França; e Pós-doutorado em Educação pela Universidade do Minho, em Portugal. É professor de História da Arte, Estética e Mitologia na Universidade de Fortaleza – Unifor, no Brasil, onde também lidera o Movimento Investigativo Transdisciplinar do Homem – MITHO.