Realiza-se entre hoje, 23 de fevereiro e 23 de março, a mostra cinematográfica “Mulheres Negras no Cinema Brasileiro”, que contempla a exibição e a discussão de filmes. O evento tem lugar sempre às segundas-feiras (14h00), na sala 2.0.3 do Departamento de Línguas e Culturas. (DLC) da Universidade de Aveiro e decorre no quadro do Programa Doutoral em Estudos Culturais (PDEC).
Esta mostra integra o estágio de doutoramento sanduíche da investigadora Ceiça Ferreira (Faculdade de Comunicação/Universidade de Brasília), realizado no PDEC das Universidades de Aveiro e do Minho, sob orientação da professora Maria Manuel Baptista.
Com o propósito de investigar como são produzidos e veiculados os imaginários sobre as mulheres negras no cinema brasileiro contemporâneo, tendo a experiência histórica e a atuação feminina negra como possíveis elementos de mediação, a doutoranda se propõe a analisar seis longas metragens de ficção, lançados no período de 1999 a 2011. Destes filmes, cinco compõem a programação da Mostra:
23/2 – Orfeu (Cacá Diegues, 1999)
02/03- Besouro (João Daniel Tikhomiroff, 2009)
09/03- Antônia (Tata Amaral, 2007)
16/03- Vamos fazer um brinde (Sabrina Rosa e Caví Borges, 2011)
23/03- Filhas do vento (Joel Zito Araújo, 2005)
A Mostra "Mulheres Negras no cinema brasileiro" é uma realização do Programa Doutoral em Estudos Culturais das Universidades de Aveiro e do Minho, do grupo Género em Discussão e da Irenne (Associação de Investigação, Prevenção e Combate à Violência e Exclusão); e constitui-se uma oportunidade para conhecer essa pesquisa que está sendo desenvolvida dentro do Programa, e também criar um espaço de discussão sobre as questões de gênero e raça, a partir do cinema.
Esta iniciativa contempla a emissão de certificado aos participantes.