A operação "Sete dias com os Media" decorreu de 3 a 9 de maio, tendo sido organizada pelo Grupo Informal de Literacia para os Media (GILM), em parceria com um conjunto de promotores, entre eles, a Universidade do Minho, através do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS). Estimular a organização de iniciativas dedicadas à liberdade de imprensa, numa era em que as questões da liberdade, e da consequente responsabilidade, se tornam ainda mais prementes foram alguns dos objectivos da operação que consistiu na sensibilização dos cidadãos para o papel e lugar que os media ocupam no seu dia-a-dia. Combater o deficit de literacia mediática e de cidadania foi uma das razões que levou o GILM a promover a nova edição.
O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa marcou o início da segunda edição da iniciativa "7 dias com os Media". A iniciativa desafiou vários intervenientes da sociedade, como organizações, instituições, empresas e cidadãos, a comemorar a liberdade de imprensa. Ao longo da semana foram promovidas diversas atividades relacionadas com os media, envolvendo várias instituições por todo o país, incluindo a Universidade do Minho.
"Selfie Mediática" foi a atividade do grupo de Cristina Leite, estudante do 2º ano da licenciatura em Ciências da Comunicação, que consistiu num passatempo onde as pessoas tiravam um selfie com o seu media favorito e referiam o motivo dessa escolha"; "Ouvir para VER" foi outra atividade no âmbito da iniciativa "7 dias com os Media". O projeto incidiu na relação das pessoas cegas com os meios de comunicação social, e foi desenvolvido a partir da locução de um livro infantil.
Fotos:
https://www.facebook.com/selfiemediatica?fref=ts
Organizada por um grupo de estudantes do 2º ano da licenciatura em Ciências da Comunicação, "Ouvir para VER" teve uma vertente solidária, visando sensibilizar as pessoas para as dificuldades que as pessoas cegas têm em aceder a conteúdos culturais em determinados meios de comunicação.
Fotos:
https://www.facebook.com/events/232913683572587/?fref=ts
Uma exposição sobre a censura em Portugal, intitulada de "Mundo Oculto" foi outra das atividades, promovidas por alunos de Ciências da Comunicação. "Mundo Oculto" foi uma exposição interativa que se realizou no dia 7 de maio, na sala 110 do Complexo Pedagógico II (Braga). Durante a atividade foram apresentados conteúdos alusivos à época, para que os visitantes estivessem em contacto com aquilo que foi a imprensa em Portugal no período antes do 25 de abril.
Outro dos projectos apresentados na UMinho no âmbito da ‘operação' foi o "Face to face with Media", que teve lugar na tarde do dia 6 de maio, na sala de atos do Instituto de Ciências Sociais e contou com a presença de alguns profissionais das várias áreas do mundo da comunicação, como Maria Valente, Álvaro Costa, Gonçalo Delgado e Bruno Moreira. A atividade consistiu num speed dating, no qual os alunos da UMinho, mediante inscrição prévia, e até alunos de uma escola secundária tiveram a oportunidade de contactar diretamente com os convidados.
Fotos:
https://www.facebook.com/facetofacewithmedia
Por sua vez, o projeto "Brigada dos Media", também da autoria de um grupo do 3º ano, decorreu, durante o dia 7, no centro da cidade de Braga. A iniciativa encerrou com um workshop da responsabilidade da Profª. Doutora Isabel Calado (Escola Superior de Educação de Coimbra), sobre Literacia Visual (9 de maio), numa organização da equipa do Seminário Permanente de Educação para os Media (ver conteúdo noutro local de 'eventos').
Fotos:
https://www.facebook.com/pages/Brigada-dos-Media/489443077822676?fref=ts
Ainda no dia 9 de maio, o ICS recebeu a visita de um grupo de alunos do 5º ano de escolaridade da Escola E.B. 2/3 Frei Caetano Brandão. Numa iniciativa coordenada por um grupo de estudantes do 2º ano da Licenciatura em Ciências da Comunicação. Na primeira sessão da tarde, a temática da Publicidade esteve em destaque, permitindo concluir que as crianças, nascidas numa era tecnológica, associam a publicidade à internet e às redes sociais, não fazendo referência à publicidade impressa. O Jornalismo e a vertente Multimédia tiveram, também, um papel na iniciativa. Os alunos tiveram a oportunidade de visitar os espaços de Rádio e de Televisão existentes no ICS, onde criaram peças radiofónicas e televisivas.
(Foto em anexo).
Outra das actividades que decorreu no âmbito da operação "7 dias com os media", foi a "Antena 5", uma rádio escolar online que pretendeu familiarizar os jovens com a realidade mediática e chamar a atenção para as possibilidades que se abrem com este meio. O projeto foi dinamizado por um grupo de alunos do segundo ano de Ciências da Comunicação. A rádio escolar online foi elaborada, exclusivamente, por alunos de escolas secundárias de cinco pontos distintos do país (Guimarães, Viana do Castelo, Cabeceiras de Basto, Aveiro e Valença).
Fotos:
https://www.facebook.com/antena5podcast?fref=ts
e
http://antena5podcast.wordpress.com/
Ao todo, foram 28 grupos de trabalho que envolveram duas turmas de Ciências da Comunicação. Uma atividade com um objetivo e expetativas bem definidos para a docente Sara Pereira: "Esta iniciativa constituiu uma oportunidade para futuros profissionais da comunicação refletirem sobre o papel dos media e da comunicação na vida de diversos públicos e de levarem também estes públicos a pensarem, por um momento que seja, sobre o papel que os media ocupam nas suas vidas. E, claro, é também um momento de os próprios estudantes fazerem este exercício de reflexão. Digamos que esta iniciativa é também um ato de cidadania".