Paula Lopes dinamizou seminário sobre “Literacia mediática e cidadania: práticas, competências e estratégias metodológicas”

No âmbito dos seminários mensais de Educação para os Media promovidos por investigadores do CECS, realizou-se no dia 4 de abril (11h00), na sala de atos do ICS (UMinho-Braga), um seminário subordinado ao tema "Literacia mediática e cidadania: práticas, competências e estratégias metodológicas", que será dinamizado por Paula Lopes (Universidade Autónoma de Lisboa).

A avaliação/medição dos níveis de literacia mediática dos cidadãos da UE – com uma confusão instalada entre a inquirição sobre práticas mediáticas e a avaliação de competências de literacia mediática dos indivíduos – há muito que se constituiu como um verdadeiro "calcanhar de Aquiles". O que medir? Como medir? Com que instrumentos? Nesta sessão discorreu-se sobre a estratégia metodológica e apresentaram-se resultados do projeto de investigação "Literacia mediática e cidadania. Práticas e competências de adultos em formação na Grande Lisboa", desenvolvido pela Doutora Paula Lopes no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES), entre 2009 e 2013, e enquadrado no Programa de Doutoramento em Sociologia do ISCTE-IUL.