Programa Doutoral em Estudos de Comunicação: tecnologia, cultura e sociedade arrancou no dia 5 de março

O Programa Doutoral em "Estudos de Comunicação: tecnologia, cultura e sociedade" arrancou no dia 5 de março, na Universidade do Minho (auditório da Escola de Engenharia, em frente ao Instituto de Ciências Sociais), em Braga. A cerimónia de abertura teve início às 14h30, com a presença dos membros da Comissão Diretiva do Programa Doutoral e contou com a presença do Professor Doutor Rui Vieira de Castro, vice-Reitor da Universidade do Minho para os assuntos académicos. Seguiu-se, uma conferência, proferida pelo diretor do Programa Doutoral, Professor Doutor Moisés de Lemos Martins, subordinada ao tema "As ciências da comunicação e o contemporâneo".

O Programa Doutoral em "Estudos de Comunicação: tecnologia, cultura e sociedade" é liderado pelo CECS e integra mais cinco entidades portuguesas ligadas às Ciências da Comunicação, surgindo na sequência da aprovação pela FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) da proposta apresentada ao Concurso Nacional de Financiamento Competitivo de Programas de Doutoramento.

Pretende-se a promoção da cooperação entre as seis instituições, a atração de estudantes do espaço ibero-americano, a promoção do português como língua de ciência e de conhecimento e o estímulo ao desenvolvimento das ciências da comunicação através de formação pós-graduada especializada.

Integram o consórcio, para além do CECS, o LabCom (Universidade da Beira Interior), o Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ), o Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens (CECL), o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES/ISCTE-IUL) e o CICANT/ULHT-COFAC (Universidade Lusófona), que são instituições parceiras do novo curso de doutoramento.