No quadro do projeto "O género em foco: representações sociais nas revistas portuguesas de informação generalista" (FCT-CECS/UMinho), realizou-se no dia 14 julho, em Lisboa, o seminário "Género e feminismos nos media: territórios em (re)definição". Esta iniciativa, que decorreu no Centro de Cultura e Intervenção Feminista (CCIF), contou com a presença das investigadoras Liesbet van Zoonen (Universidade de Loughborough) e Maria João Silveirinha (Universidade de Coimbra), consultoras do projeto.
Maria João Silveirinha proferiu a conferência de abertura, intitulada "Preocupações nítidas, políticas desfocadas: ajustando a lente em ‘as mulheres e os media'" e Liesbet van Zoonen foi a responsável pela conferência de encerramento, intitulada "The rise and the fall of online feminism". Para além das comunicações das duas investigadoras, foi ainda realizada uma apresentação do projeto "Género em Foco" e um debate alargado entre todos os participantes.
Este seminário pretendeu contribuir para a discussão crítica sobre as representações de género nos media. Reconhecendo a complexidade destas questões, o objetivo principal do evento foi a reflexão sobre o panorama mediático atual, a nível nacional e internacional: existe uma reprodução dos significados culturais associados ao género em dispositivos como os media? Ou estamos perante uma tentativa de desafiar estes mesmos significados?
Toda a informação: http://www.lasics.uminho.pt/genfoc/