Dois alunos de Ciências da Comunicação da UMinho foram distinguidos no último Bragacine, que decorreu nos dias 16 e 17 de novembro em Braga (Campus de Gualtar da UMinho). Foi a primeira vez que o evento, que cumpriu a sua 13ª edição, contou com a parceria formal do Departamento de Ciências da Comunicação da UMinho, a que estão associados vários investigadores do CECS.
O 'Prémio Augusta Anxo Santomil', para a melhor curta-metragem, foi para “O Bailarino”, de Felipe Canedo (aluno de mestrado), tendo recebido uma 'Menção Especial', o trabalho “Bem me Quer”, de João Freitas (projeto coletivo do 3º ano, licenciatura).
O evento serviu de palco ao 1º Festival de Cinema Independente de Portugal. No evento, foram exibidas cerca de uma dezena de curtas da autoria de membros associados ao DCC. A sessão de abertura teve lugar com a ante-estreia nacional de "How I Live Now", de Kevin Macdonald, e a sessão de encerramento contou com a ante-estreia nacional de "Cold in July", de Jim Mickle.
Destaques:
– Ante-estreias nacionais: "How Ilive now", de Kevin Macdonald ("Último Rei da Escócia") e "Cold in July", de Jim Mickle (Quinzena dos realizadores Cannes, Sundance, prémio melhor realizador Sitges).
– Homenagem a Craig McCall, nomeado para Cannes e recomendado por Martin Scorcese, a António Pedro Vasconcelos e Luciana Abreu.
– Homenagem a Sandra Cóias, António Capelo e Claúdia Jacques, com o prémio Augusta.