UMinho e UAveiro juntam 17 instituições numa Rede em Estudos Culturais

No quadro do Programa Doutoral em Estudos Culturais (PDEC), a que o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS-UMinho) está associado, reúniram-se no passado dia 12 de dezembro, na Universidade de Aveiro, os diretores e representantes das 17 instituições culturais, educativas e artísticas que constituiem, juntamente com o PDEC (que decorre de uma parceria entre a UMinho e a UAveiro), uma Rede em Estudos Culturais/Cultural Studies Network. Os integrantes desta Rede são, para além das Universidades do Minho e de Aveiro, parceiras no PDEC, as Direções Regionais da Cultura do Norte e do Centro, o Museu Nacional da Imprensa, a Culturgest, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Teatro Nacional São João, a Casa da Música, a Fundação Serralves, o Instituto Internacional Casa de Mateus, o Theatro Circo, a Casa das Artes de Famalicão, a Fundação Vila Flor, o Museu Santa Joana, o Teatro Aveirense, o Museu da Cidade de Aveiro, o Movimento Democrático das Mulheres, a IUNA (ver listagem completa no final deste texto).

A criação desta rede significa, na prática, que os doutorandos do PDEC poderão investigar os processos artísticos, educativos e culturais realizados nas instituições parceiras ou estudar os acervos artísticos, bibliográficos e documentais das mesmas, abrindo-se assim um fértil campo para a produção de conhecimento científico sobre arte, cultura e sociedade em Portugal sob a perspetiva dos Estudos Culturais. Pretende-se ainda que a Rede se desenvolva no sentido da partilha e divulgação de informações de agenda cultural dos respectivos membros no site do PDEC (www.estudosculturais.com) e que os seus membros possam servir de conselheiros para o desenvolvimento académico e das linhas de investigação deste Programa Doutoral nos próximos anos.

A cerimónia de assinatura dos respectivos protocolos teve lugar a partir das 12h00, na Sala de Atos da Reitoria da Universidade de Aveiro e assinalou a oficialização da rede e o início efetivo das parcerias de natureza científica, académica e cultural entre cada um dos organismos membros e o Programa Doutoral. A cerimónia contarou com a presença dos Reitores das Universidades do Minho e de Aveiro, da Presidente do Instituto de Ciências Sociais da UM, do Diretor do CECS-UM, do Diretor do Conselho Diretivo do Departamento de Línguas e Culturas da UA e dos diretores do PDEC em ambas as universidades, bem como dos doutorandos deste curso.

Listagem de instituições e respetivos epresentantes presentes na cerimónia:
– Fundação Caixa Geral de Depósitos – CULTURGEST – representada pela Dr.ª Margarida Ferraz e e pelo Dr. Miguel Lobo Antunes (Administradores)
– Fundação Casa da Música – representada pelo Dr. Paulo Sarmento e Cunha (Director Geral)
– Fundação de Serralves – representada pelo Dr. Luís Braga da Cruz (Presidente da Fundação)
– Instituto Internacional Casa de Mateus – representada pelo Professor Doutor António Cunha (Presidente da Comissão Directiva)
– Teatro Nacional São João – representado pela Dr.ª Francisca Fernandes (Presidente do Conselho de Administração) e pelo Dr. José Matos Silva (membro do Conselho de Administração)
– Theatro Circo de Braga – representado pela Dr.ª Lídia Dias (Administradora) e pela Dr.ª Cláudia Leite (Administradora Executiva)
– A Oficina – Centro de Artes e Mesteres Tradicionais de Guimarães/Fundação Vila Flor – representada pelo Dr. Frederico Queiroz (Presidente da Direcção)
– Movimento Democrático de Mulheres – representado pela Dr ªMaria Manuela Silva e pela Dr ªMaria Joana Pereira (Direcção Nacional)
– Município de Aveiro – representado pelo Dr. Luís Capão Filipe (Vereador da Cultura da Câmara Municipal)
– Município de Vila Nova de Famalicão – representado pelo Dr. Paulo Cunha (Presidente da Câmara)
– Associação Museu da Imprensa – representada pelo Prof. Doutor Luís Humberto Marcos (Presidente da Direcção)
– Associação IUNA – Implementar uma Nova Atitude Social – representada pelo Doutor José Ferramenta (Presidente)
– Direcção Regional Cultura do Centro – representada pela Dr.ª Zulmira Gonçalves/Museu Santa Joana
– Direcção Regional Cultura Norte – representada pelo Dr.ª Fernanda Araújo

Fotografias: http://fotos.ua.sapo.pt/sre/playview/502#nav1=1