UMinho faz a fusão entre ebook e livro físico

Intitulado 'Bridging Book' foi exibido, recentemente em Paris, na maior conferência internacional da área, a CHI 2013. Desta forma, passa a ser possível embeber conteúdos dinâmicos e interativos que dinamizam o caráter estático das páginas do livro em papel. Ou seja, promove-se o interesse em simultâneo pelo ebook e pelo livro físico. O projeto vai ser, ainda, apresentado em Junho num workshop, onde a equipa que o concebeu vai demonstrar a tecnologia a académicos e editores em Nova Iorque (http://bridgingbooks.org/).

O sistema, criado pelo laboratório EngageLab da UMinho, faz com que um livro, ao ser colocado junto a um dispositivo 'tablet' ou smartphone, gere conteúdos multimédia relacionados com as páginas em papel do livro, através de uma aplicação desenvolvida para o efeito

O livro não necessita de ligação física ao dispositivo nem de algum tipo de eletrónica, sendo por isso uma solução acessível em termos de produção. Para ativar a sincronização, basta embeber, no livro em papel, pequenas peças magnéticas que são detetadas pela aplicação.

O projeto é cofinanciado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pelo FEDER/COMPETE, no âmbito do projeto "EngageBook: touch, read and play". Esta nova aproximação ao livro tradicional envolve os investigadores Ana Lúcia Pinto, Ana Carina Figueiredo, Pedro Branco, Eduarda Coquet, Ido Iurgel e Nelson Zagalo.

O engageLab é um laboratório que cruza artes e tecnologia, servindo o Centro Algoritmi e o Centro de Estudos em Ciências da Comunicação (CECS) da UMinho.

Ver apresentação multimédia:
http://boasnoticias.sapo.pt/multimedia_15455.html

Engagelab 'Bridging Book':
http://www.engagelab.org/projects/bridgingbook