Workshop "Igualdade de Género na Comunicação"
Iniciativa juntou representantes da academia, média e sociedade civil
A maior permeabilidade dos média locais às questões da igualdade e a crescente necessidade do desenvolvimento de estratégias de comunicação profissionalizadas em oganizações da sociedade civil constituem as principais conclusões do workshop "Igualdade de Género na Comunicação". O evento, que se realizou no passado dia 24 de maio, no Instituto de Ciências Sociais da UMinho, contou com a presença de jornalistas e representantes de organizações da sociedade civil, nomeadamente da Adere-Minho, Cáritas, Civitas, Cruz Vermelha, Oikos e Movimento Democrático de Mulheres.
Dirigido à comunidade académica e ao público em geral, esta iniciativa visou promover a reflexão crítica sobre a inclusão da igualdade de género na agenda dos média, as estratégias de comunicação das organizações da sociedade civil e as suas respetivas ações de advocacia junto dos meios de comunicação social.
O workshop decorreu no âmbito do projeto "e-storias d'igualdade" da Associação para a Cooperação Entre os Povos, numa parceria com a equipa do projeto de investigação "O género em foco: representações sociais nas revistas portuguesas de informação generalista". Organizado pela investigadora Carla Cerqueira, o evento foi dinamizado por Rosa Cabecinhas, diretora do Departamento de Ciências da Comunicação da UMinho.