Teve lugar no dia 27 de junho, na sala de atos do ICS da Universidade do Minho, em Braga, o workshop "Narrativa, Media e Cognição". O evento foi organizado pelo CECS, através do projeto de investigação "EngageBook: tocar, ler e brincar" (FCT-CECS), cujo investigador principal é Nelson Zagalo. Pretendeu-se a promoção de uma discussão ampla e aprofundada sobre a narrativa nos media, e consequentemente os modos como a audiência cria sentido a partir destas: como acede, sente e se torna consciente do que lhe é dito.
*** Programa ***
09h45 -Para além da recuperação de dados: proposta de um modelo de geração automática de narrativas musicais dialógicas -Gilberto Bernardes
10h00 -Introdução a uma narratologia fenomenológica -Filipe Martins 10h15 -Horror, materialidade e sinestesia em jogos eletrônicos -Alessandra Maia
10h30 -Perspectivas sobre a Gamificação: um fenómeno que quer gerar envolvimento. -Sandra Oliveira
10h45 -A narrativa como sabotagem -Formas alternativas de construção narrativa -Jorge Palinhos
11h00 -As Narrativas Transmediáticas ou os Mundos Ficcionais Finalmente Completos -Marta Noronha Sousa
(intervalo)
11h30 -Jornalismo e História: palavras para crer -Camila Garcia Kieling
11h45 -Conta-me mais! -O uso da narrativa na comunicação de ciência -Luís Pinto
12h00 -Narrativa e criação de personagem: Um estudo empírico -Maria Guilhermina Castro
12h15 -Formas de Livros, corpos e narrativas -Ana Lúcia Pinto
12h30 -Mistérios da Encantada: simbologias da água em um roteiro de game -Aline Rebouças
Tarde, 14h00-17h00
14h00 -As narrativas do João e do Eurico -perceber quanto de cada um existe em nós por Paulo Xavier
Paulo Xavier é formador na área da Psicologia, com especialização em Psicologia Social e Psicologia Organizacional, disciplinas que lecionou na Universidade do Minho até 2004. Executou trabalhos nas áreas do Multimédia, Tecnologias Educacionais e projetos nas áreas de Usabilidade e Design de Interfaces. Desenvolveu também investigação sobre Equipas Virtuais Interculturais. Tem além disso especializações em Comportamento Organizacional, Interculturalidade e Multiculturalidade, Comunicação Mediada por Computador, Formação à Distância, Comunidades de aprendizagem, entre outras.
Enquanto formador e consultor, tem estado envolvido em diversos projetos ligados ao Desenvolvimento Pessoal e Social, Coaching a Empresas, Desenvolvimento Organizacional, Ensino e Formação à Distância, Pedagogia e Andragogia, Usabilidade e Comunicação Intercultural.
É autor do modelo " Guerreiros do Eu"( http://guerreirosdoeu.wordpress.com), que procura ajudar as pessoas na gestão da sua emocionalidade. Define-se como terapeuta organizacional.
15h30 -Dinâmica de grupos sobre criatividade e narrativa
Toda a informação: htps://sites.google.com/site/narrativamedia/